terça-feira, 19 de maio de 2009

Separando os ingredientes

Como contei anteriormente, em um belo dia sem ter muito o que fazer, decidi colocar a mão na massa e começar a experiência do refrigereco. Com a tradução da receita na mão fui atrás dos ingredientes.
Logo de cara a primeira coisa estranha... a receita pedia 1/8 de colher de chá de fermento. Um oitavo, que diabo de medida é essa??? de colher de chá ainda?? Todo mundo que já pegou uma colher de chá entende meu estranhamento... como eu vou medir um oitavo dessa colherinha? Resposta: google!! Tá, não achei a resposta, mas achei uma porção de gente de tudo quanto é canto do mundo com a mesma dúvida e isso já serviu pelo menos pra eu não me achar tão tonto que não sabia medir 1/8 de um tiquinho.
Ok, eu vou falar de onde afinal veio a resposta. Vocês achavam que só eu e meu irmão temos essa tendência a experiências? Certamente isso veio de algum lugar: nosso pai, é claro!
Eu já sabia que essa medida não podia ser tão precisa, mas meu pai meteu a colher no saquinho do fermento e tirou um montinho e disse, de colher de chá na mão, com a voz da sabedoria: "-Hum oitavo (+ eco)".. e quem sou eu pra duvidar (Obs: Prometo que, enquanto não peço novamente essa medida pro meu pai pra outra receita, vou postar uma ilustração pra , vejam bem, APROXIMAR a medida milagrosa).
Após essa pequena consulta ao oráculo paterno surgiu meu segundo estranhamento: pô, abri um saquinho de fermento em pó e tirei "-Hum oitavo (+ eco)" de colher de chá.. e agora, o que eu faço com o resto??? Meu, isso rende muito, essa receita faz 4 litros do líquido. Se as empresas de fermento vivessem só de refrigereco estariam completamente perdidas. É, o pão é sagrado pra elas também!
Tá, já medi 1/8 (também já me cansei do "eco") de colher de chá, já fiz um curativo hermético no saquinho de fermento (pque afinal não devo desperdiçar nada, muito menos meu instrumento de trabalho, certo?), e agora? Vejamos os outros ingredientes... água, bom, já sei que são 4 litros, duas garrafas pet de 2 litros na mão. Açucar (ainda bem que estamos no Brasil, Sugar Cane é difícil encontrar em alguns países) e... xarope? Hum.. a receita recomenda uma tal de Cream Soda, fiquei com vontade mas, que azar.. precisa de Essência de Baunilha. Sempre tenho isso em casa, mas dessa vez não tinha. A solução foi meter groselha no bagulho, blz eu gosto de groselha. Pronto, tudo na mão, agora é só misturar tudo e partir pro abraço! Caaalma, não é bem assim não, olha a receita cara!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário