quarta-feira, 20 de maio de 2009

E começa a fermentação...

Agora que já terminei de passar os dados iniciais como receita, cuidados e meus porquês, vou relatar como está sendo a fermentação.

No sábado, após terminar todo o processo de preparo e de ter atraído a atenção da minha família toda para o que eu estava fazendo, comecei a ficar ansioso pra saber o que iria acontecer e achei melhor sar para dar um passeio, tomar uma cervejinha pque ninguém é de ferro.
No domingo e na segunda fui sentindo a garrafa ficando cada vez mais inchada, ainda conseguia apertar, mas já era um estímulo notar que a garrafa estava endurecendo.
Terça eu achei melhor tirar de trás de geladeira, como eu fico fora de casa o dia todo durante a semana e só consigo verificar as garrafas de noite, não queria correr o risco de ver minha cozinha cheia de refrigereco ou mesmo algo quebrado ou alguém machucado pela garrafa. Coloquei-a no quintal, sabendo que o fermento atuará de forma mais lenta.
Aproveitei e dei uma chacoalhada e percebí a presença de mais bolhas do que num líquido normal chacoalhado. E elas demoraram a sumir. Bom, tem algo alí.
Tirei algumas fotos apertando a garrafa a vou posta-las abaixo. Ela já estava bem difícil de deformar então acho que hoje (quarta) já vou colocar uma delas pra gelar.

Na foto dá pra notar que a garrafa ainda cede um pouco à pressão do meu dedo. Mas é bom saber que eu estou usando bastante força pra fazer essa pequena deformação.

4 comentários:

  1. Onde estão as fotos???

    Ok, já sei que devo desconfiar de qq bebida que você me ofereça, rs.

    Brincadeira, querido... bacana a iniciativa... quem sabe terei um amigo cervejeiro em breve!

    Obs.: quero ver essas experiências!

    Beijão,

    Lidis

    ResponderExcluir
  2. Hehehe.. quem vir as experiências terá que prová-las.. rs beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tks, acho que continuarei acompanhando por aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Obs.: A Lidis provou a segunda garrafa e gostou.. =)

    ResponderExcluir